Freguesia criada em 1612, a partir do desmembramento do priorado de Aldeia Gavinha, manteve-se como curato dependente da antiga matriz até 1834.
Em 1646 lavram-se as escrituras patronais e, no ano seguinte, instalam-se, nas imediações de Olhalvo, os primeiros religiosos, que ainda no mesmo ano tomam posse da nova igreja, hospício e terras pertencentes.
Em meados do século XVII se inicia a história do antigo Convento de Nossa Senhora da Encarnação, de Carmelitas Descalços, que existiu neste lugar. Teve origem no pagamento de uma promessa, por parte de D. Manuel da Cunha, Bispo de Elvas, que, doente, na sua quinta da Espiçandeira (Quinta de D. Carlos), melhorára graças ao auxílio da Senhora da Encarnação de Alenquer. A promessa consistia na construção de uma igreja de sua invocação, o que veio a acontecer em Olhalvo, para onde se transferiu a imagem de Alenquer.
A sede da Junta de Freguesia de Olhalvo foi inaugurada a 25 de abril de 1993 pelos Presidentes da Câmara, Álvaro Pedro, e da Junta de Freguesia, Carlos Alberto Henriques Crispim.
Mandatos Anteriores: https://www.freguesiadeolhalvo.pt/autarquia/autarcas/antigos-presidentes




© 2025 Junta de Freguesia de Olhalvo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional